Siga esse passo a passo para acertar no lançamento da sua marca

Lançar uma marca com sucesso vai além de criar uma identidade visual; é crucial planejar cada fase do processo para garantir que sua mensagem chegue de forma clara e impactante ao público certo. Neste texto, falamos sobre um passo a passo que ajuda a preparar sua equipe, engajar lideranças e criar uma estratégia de lançamento eficiente. Desde a apresentação inicial às lideranças até o momento de revelar sua marca ao público externo, cada etapa é fundamental para o sucesso do seu lançamento. Confira as dicas.
Passo a passo para o seu lançamento de marca

Antes de mais nada, saiba que esse sistema serve também para lançar um produto ou mesmo em situações de mudanças muito grandes na empresa. Mas, pra nível de exemplo, o enfoque aqui será em marcas.

Esse sistema resolve uma dúvida muito comum ao final de cada projeto que é o famoso “e agora, o que eu faço?”. Esse próximo passo nem sempre está claro ou é delegado pra alguém responsável pelo marketing, a uma agência parceira que, muitas vezes, também não faz nem ideia do que fazer.

Pra não cair nessa armadilha pense da seguinte forma:

  • Terminamos de criar, mas será que as pessoas ao meu redor já sabem o que devem dizer ou mostrar aos clientes a partir de agora?
  • Eu sei quais canais utilizar pra alcançar o meu público de forma coerente e assertiva?
  • Tenho realmente todas as informações que preciso pra montar o plano de ação desse lançamento?

A resposta geralmente é um sonoro não, simplesmente porque essas informações não foram levantadas ainda! O foco do projeto até então era criar a marca, não lançar ela. É como ir pra prova sem estudar, vai dar um branco.

Mas então, o que você deve fazer? Pense em 3 momentos, ou fases, como preferir chamar.

Inclua toda a liderança no processo

Fase 1: Apresente o projeto para as lideranças que ainda não estavam envolvidas na criação do projeto.

Você vai só apresentar o visual da marca nova? Não! E aqui algo bem importante:

 

“Todo encontro já é um lançamento da marca, não perca a oportunidade de educar e gerar entendimento sobre ela.

 

Aproveite o encontro para planejar a apresentação ao público interno. Faça perguntas como:

  • Qual a melhor forma de gerar aprendizado e conquistar entendimento, levando em consideração o grupo de pessoas que você lidera/que está mais próximo de você?
  • Essa forma de apresentar está alinhada com a atitude e a personalidade da nova marca ou se parece com algo que a gente já faz hoje? O que é preciso ajustar ou fazer diferente?

A apresentação para o público interno

Fase 2: apresente a marca para o público interno geral a partir do que foi definido com os líderes da empresa. Você vai apenas apresentar os visuais da marca nova? NÃO! 

Novamente, essa é uma oportunidade de gerar entendimento e educação, então é importante aproveitar e entender: 

  • O que ficou para eles, o que foi aprendido? 
  • O que não ficou claro ainda e precisamos reforçar com uma atividade extra? 
  • Que sugestões foram dadas para comunicar essa mudança para o público final?

Separamos aqui uma lista de possibilidades pra consulta rápida:

  • Enviar um e-mail
  • Enviar uma mensagem por WhatsApp
  • Apresentar em um evento externo (feira)
  • Convidar para participar de um evento nosso
  • Criar e impulsionar um vídeo
  • Contratar influenciadores e personalidades públicas para falar sobre a mudança
  • Enviar uma mala direta para clientes, fornecedores, mídias e outros stakeholders
  • Promover como notícia através de assessoria de imprensa
  • Anunciar em mídias tradicionais como televisão, rádio, jornal, outdoor e distribuição de brindes
  • Realizar ações não tradicionais em streamings, podcasts, OOH, marketing de guerrilha e outras parcerias criativas
  • Trabalhar em cobranding com outras marcas com potencial de gerar aweraness para a ação
  • Promover ação de UGC (User Generated Content) com clientes e colaboradores da marca através de canais digitais

Eles pensaram em outras possibilidades? Quais? Questione ainda qual dessas possibilidades não poderia ficar de fora de jeito nenhum e deixe espaço para que sugiram novas. Boas ideias alinhadas com o novo momento da marca podem surgir aqui!

Peça também para que descrevam em uma palavra o seu sentimento ao final do encontro e identifique o setor em que atuam na empresa. Isso vai mostrar que um departamento pode ter absorvido a mensagem, mas a equipe de outro departamento ainda não. Nesse caso, foque em uma ação específica para quem teve maior dificuldade a fim de evitar o desperdício de tempo e recursos repetindo algo para um grupo que não precisa desse reforço.

O lançamento para o público externo

Por fim, mas não menos importante, o tão esperado lançamento da marca para o público externo, nosso terceiro momento, que vai acontecer a partir das informações levantadas com o público interno. 

 

“Baseado em informações, dados e experiências reais, elas mostram o caminho certo e as ações com maior potencial de serem efetivas.

 

Ouvir os colaboradores e as experiências que tem a compartilhar mostram o caminho certo e as ações com maior potencial de serem realmente levadas adiante. Podem mostrar que um simples disparo de e-mail já é o suficiente pra comunicar o que é preciso, ou então que é preciso promover um evento para que isso aconteça. 

Existe um caminho mais rápido?

É possível ainda não lançar a marca, apenas comunicar e começar a utilizar em sua rotina. Não é o ideal, mas é possível. Os resultados que você pode esperar, claro, não serão os mesmos. 

Independente se a empresa consegue ou não investir no cenário que surgiu como ideal, passar por esse processo enriquece as relações, energiza a equipe e prepara a todos para alcançar o futuro desejado pela marca. Essa integração, por si só, já pode ser considerada um grande passo adiante para o sucesso da implantação da nova marca.