Com a palavra, o cliente

Ao longo dos anos foram muitos os depoimentos e elogios que recebemos do nosso trabalho. Feedbacks de projetos que foram dados pessoalmente, via e-mail e, mais recentemente, via prints e áudios do WhatsApp de clientes que nos escolheram para auxiliar seus negócios.

Em determinado momento, chegamos ao ponto de brincar com nossa equipe tentando descobrir qual elogio iríamos receber para aquele projeto: “foda”, “vocês são demais”, “arrasaram”, “maravilhoso”… essa brincadeira, inclusive, virou uma lista que preencheu toda a nossa parede de giz.

O tempo, que é implacável e passa voando, nos trás novas histórias e, com ela, novos depoimentos pra nos encher de orgulho. É fácil esquecer o que passou e também super importante relembrar esse momentos tão, tão legais e felizes que vivemos com nosso time e com clientes incríveis.

Por isso, resolvemos reunir aqui – e deixar registrado de uma vez por todas – algumas dessas histórias que conseguimos salvar da ação do tempo. Outras, mais recentes, com seus devidos prints.

Parafraseando algumas conversas com…

Divino Gastrô & Bar

O cardápio ficou lindo, e após o primeiro mês de uso recebemos um pedido do cliente: “Precisamos imprimir novos cardápios”. Pensamos “ué, o que será que aconteceu?!?” Foi então que eles disseram: “Estamos sem, os clientes estão roubando eles”.

Algumas mensagens chegaram por áudio mesmo…

“cara, que catálogo mais lindo que vocês fizeram

Vinícius Bazzan
Diretor comercial, Móveis Armil

“É impressionante, impressionante a quantidade de contatos que lojistas e gerentes e alguns vendedores também estão fazendo espontaneamente pra elogiar o catálogo, tá? Então assim, a gente fez o trabalho, demorou um pouco, né? Porque era uma mudança grande o que pedi, eu sabia que era necessário e você também identificou e ajustou. Enfim, eu quero te dizer que foi um trabalho sensacional mesmo. Espero que dê muito resultado pra gente. Está chegando agora em todos os lugares. E é impressionante a quantidade de pessoas ligando pra dizer “cara, que catálogo mais lindo que vocês fizeram”. Um catálogo que vai ajudar muito aqui nos atendimentos, na venda e tudo mais. Então, estou dando esse feedback aí também pra você, pra Yes. Acho que já tinha comentado mais ou menos os elogios, mas é muito além, tá? É muita coisa.”

Algumas print lindas de conversas que nos enchem de orgulho:

A Jaque já nos conhecia, mas ainda não tinha trabalhado diretamente com a gente. Em nossa primeira entrega de projeto em que ela estava envolvida, ela nos faz ganhar o dia: “Vocês são muito feras! Agora que tô mais próxima, tô percebendo mais isso. Obrigada de novo”.

E o resultado lá no evento, já sabe né?! Não deixou nada a desejar.

Um dos materiais de comunicação da Hector era um grande desafio: combinar a arte de um grande ilustrador com um projeto gráfico vendedor. Manter essa história incrível em primeiro plano, combinando arte e design.

O resultado gerou um elogio incrível sobre a nossa capacidade de criar algo que ele nem “fazia ideia que dava pra fazer”.

Se tem uma coisa em que a gente acredita é que sempre existe espaço para evoluir!

Por isso, independente do resultado alcançado, sempre enviamos uma pesquisa de satisfação no modelo NPS (Net Promoter Score) para ouvir a opinião, entender como aprimorar a experiência e evoluir com as entregas que fazemos.

Gráfico de NPS da Coletivo Yes
Gráfico de NPS da Coletivo Yes

Nem todo depoimento é espontâneo, principalmente em grandes projetos, por isso, é super importante estimular esse tipo de conversa. Aqui, estão alguns desses retornos:

“fundamental em todas as etapas

Adriano Corrêa
Diretor geral, Dulce Sorvetes

“A parceria da Dulce Sorvetes com a Yes para a elaboração e o lançamento de nosso projeto foi fundamental em todas as etapas. Desde o primeiro contato eles conseguiram sintetizar na concepção de nossa marca exatamente o que esperávamos dela, dando vida, conteúdo e um sentido único de acordo com nosso posicionamento. Compreender as necessidades do cliente e refletir isso em cada peça, cada detalhe é o que garante o sucesso e reconhecimento de toda a equipe.

“Vestem a camisa

Ana Paula Bertoluci Schilieper
Diretora geral, Chocolates Planalto

“Eles amam o que fazem e seguem aquela velha metáfora que toda empresa espera de um parceiro: eles “vestem a camisa”. Com o passar dos anos a relação entre a Chocolate Planalto e a Yes foi crescendo e amadurecendo. Nova identidade, novas embalagens, novo site, novo contato com o cliente, tudo tem um dedinho deles. Um não, vários dedinhos. Então, nada mais justo que dizer que a Planalto é um pouquinho Yes e a Yes é um pouquinho Planalto. Criatividade, bom gosto, competência e sempre dando um jeito conquistaram nossa confiança. E vamos seguir em frente, unindo forças e crescendo juntos!lançamento de nosso projeto foi fundamental em todas as etapas. Desde o primeiro contato eles conseguiram sintetizar na concepção de nossa marca exatamente o que esperávamos dela, dando vida, conteúdo e um sentido único de acordo com nosso posicionamento. Compreender as necessidades do cliente e refletir isso em cada peça, cada detalhe é o que garante o sucesso e reconhecimento de toda a equipe.

“são diferenciados

Athos Oliveira Cunha
Diretor geral, Toca da Bruxa

A Toca da Bruxa encontrou na Yes exatamente o que esperava de uma empresa de publicidade: análise criteriosa das nossas necessidades combinado com um atendimento personalizado, divertido, ágil e eficiente. Quem faz com amor faz muito bem feito. Por isso são diferenciados e já são referência na Serra.

“conseguem demonstrar a alma da empresa

Henrique Saueressig
Diretor geral, Olímpia Restaurante

A ColetivoYes não é uma empresa contratada para fazer serviços de marketing e propaganda, pra nós do Olímpia Restaurante ela é uma parceira que consegue demonstrar a alma da empresa, dar identidade ao negócio e consequentemente valorizar a marca da empresa.

“um divisor de águas

Vinícius Bazzan
Diretor comercial, Móveis Armil

A Coletivo Yes para a Móveis Armil foi como um divisor de águas. Há alguns anos resolvemos apostar nesta empresa, que na época estava iniciando suas atividades. Com muita competência e dedicação e sempre comprometida com nossos resultados, redefiniram nossa identidade, transformaram nossos eventos, deram um verdadeiro sentido em cada ação de marketing. Hoje, são fundamentais para a Armil, nos ensinam mais a cada dia e somos muito gratos por esta parceria de sucesso.

“todo projeto tem um valor gigante pra eles

Julhaura Silva
Gestora de marca, Calçados Diversão

Para a Diversão trabalhar com a Coletivo é ter a certeza que juntos obteremos um resultado muito positivo! E se der qualquer problema no caminho, ter a certeza que terá um parceiro que irá te ajudar, que irá encontrar a solução junto contigo. Sinto que todo projeto tem um valor gigante pra eles, não importa o seu tamanho, você é tratado com a mesma relevância. Parceiros, profissionais e amigos! Super indico.

“um bom gosto que corre no sangue

Lívia Tedesco
Diretora geral, Grupo Tedesco

Uma turma que se preocupa com o resultado dos materiais apresentados. São super antenados nas tendências e um bom gosto que corre no sangue. Isso tudo aliado a uma dose de diversão que não pode faltar na hora de encantar o cliente. Nós do Grupo Tedesco super indicamos!!!

“o atendimento foi um dos destaques

Liziane Rodrigues
Gerente de projetos, Fundação Ulbra

O trabalho com a Coletivo foi muito bom! O atendimento foi um dos destaques, pois tudo o que solicitávamos era respondido de imediato e atendido o mais rápido possível, com qualidade. A organização e identidade das nossas redes ficou ótima, mandaram muito bem nos textos, principalmente nos da Fulbra Estágios. Além disso, aprendemos muito sobre marketing, a pensar de forma estratégica sobre o digital.

“sempre surpreendeu e superou nossas expectativas

Maynon Heidrich
Diretor geral, La Charbonnade

Nossa experiência com a Coletivo sempre foi a melhor possível, na verdade, acima do possível, pois sempre surpreendeu e superou nossas expectativas.

“muito potencial de criação e ótimas ideias

Márcio Magnus
Executivo de vendas e comercial, Salão de Gramado

A experiência com o time da YES foi maravilhosa. Nós estávamos em uma crescente de resultados conquistados em um trabalho de equipe, porém devido as mudanças que vieram com a Pandemia, fomos forçados a realizar mudanças em nosso planejamento. Vocês tem muito potencial de criação e ótimas ideias para os materiais.”

“além das expectativas, com uma entrega completa

Paula Lira
Diretora comercial e marketing, Armel

A entrega de vocês é completa! Quando a Armel pensou em uma campanha num primeiro momento foi tentar ter um layout atrativo e mais padronizado. Mas quando vocês fizeram a apresentação do projeto foi simplesmente incrível, pois ele estava além das expectativas, com uma entrega completa inclusive de scripts e formas de uso. Design ficou demais e com todos os formatos necessários.

E quando o papo é sobre branding, que costuma envolver diversos processos, pessoas e ferramentas? Veja um pouquinho da experiência das empresas que tiveram seus projetos conduzidos por nós:

“resultado com embasamento

Vértice Embalagens

Qual PALAVRA melhor identifica seu sentimento após o término do projeto?
R.: Consistência

Na sua visão, qual foi o PROBLEMA que esse projeto resolveu para a empresa?
R.: Direcionamento e visão de futuro

Um breve relato da sua experiência:
R.: Metodologia própria, conhecimento, clareza em transmitir o conceito, envolver o integrantes, resultado com embasamento.

“em cada etapa evoluímos em muito a nossa percepção quanto ao negócio, nos permitindo evoluir e já colher melhores benefícios de imediato.

Orgânica Digital

Qual PALAVRA melhor identifica seu sentimento após o término do projeto?
R.: Clareza; Satisfeito; Autoconhecimento.

Na sua visão, qual foi o PROBLEMA que esse projeto resolveu para a empresa?
R.: “A empresa tem muitos anos, sócios e oportunidades, mas não tinha clareza sobre qual rumo deveria tomar para dar os próximos passos em seu crescimento. Era necessária uma revisão completa, compreendendo as diferentes percepções dos colaboradores e dos sócios, para então chegar em uma nova estratégia“; “Clareza sobre como poderemos dar os próximos passos, em busca de objetivos maiores“; “Alinhar visões distintas”.

Um breve relato da sua experiência:
R.: “A expectativa inicial era ter um apoio externo para alinharmos as diferentes perspectivas que a Orgânica desenvolveu ao longo dos 15 anos de mercado e encontrar uma nova estratégia, que potencializasse as nossas forças e diferenciais, e nos posicionando melhor e com maior vantagem no segmento. Então os serviços partiram de uma grande consultoria de Branding, movimentando de forma bastante intensa a empresa inteira, desde o enquadramento no mercado, até a atualização das identidades visual e verbal. Ficamos surpresos e felizes com as entregas, e o resultado final foi muito bom! Mas devo enfatizar a grandeza do processo, pois em cada etapa evoluímos em muito a nossa percepção quanto ao negócio, nos permitindo evoluir e já colher melhores benefícios de imediato”; “Inicialmente o meu receio era a dificuldade que teríamos para alinhar o número de sócios, limpar as autoimagens que cada um de nós criou sobre a própria empresa, pra encarar a realidade e tomar uma decisão bem alinhada. Essa dificuldade foi alertada no briefing e foi muito bem atendida. A decisão foi sendo tomada ao longo do processo e, quando chegamos nas 5 opções apresentadas, eu tive que explicar quais critérios deveríamos observar (isso poderia vir junto na apresentação, pois quem é mais leigo ainda poderá travar), mas com isso, chegamos em uma decisão unânime (ela já estava pseudo tomada com base em tudo que foi visto ao longo do projeto)”; “Iniciei sem muita clareza do que seria recebido. Sem uma expectativa tangível. Mas, durante o processo, entendi que o maior benefício seria a convergência das ideias dos sócios. Estou satisfeito e acredito que conseguimos um bom alinhamento pro futuro. Obrigado!”


Se você chegou até aqui é porque busca resultados parecidos com esses que a gente entrega no dia a dia. E, agora, você sabe que entregamos mesmo, de verdade! Resultados que vieram de problemas reais, com desafios que foram superados para empresários e equipes como a sua.

Se tudo isso está fazendo sentido pra você, manda um whats. Vai ser um prazer falar sobre os desafios do teu negócio.