Antes de mais nada, saiba que esse sistema serve também para lançar um produto ou mesmo em situações de mudanças muito grandes na empresa. Mas, pra nível de exemplo, o enfoque aqui será em marcas.
Esse sistema resolve uma dúvida muito comum ao final de cada projeto que é o famoso “e agora, o que eu faço?”. Esse próximo passo nem sempre está claro ou é delegado pra alguém responsável pelo marketing, a uma agência parceira que, muitas vezes, também não faz nem ideia do que fazer.
Pra não cair nessa armadilha pense da seguinte forma:
- Terminamos de criar, mas será que as pessoas ao meu redor já sabem o que devem dizer ou mostrar aos clientes a partir de agora?
- Eu sei quais canais utilizar pra alcançar o meu público de forma coerente e assertiva?
- Tenho realmente todas as informações que preciso pra montar o plano de ação desse lançamento?
A resposta geralmente é um sonoro não, simplesmente porque essas informações não foram levantadas ainda! O foco do projeto até então era criar a marca, não lançar ela. É como ir pra prova sem estudar, vai dar um branco.
Mas então, o que você deve fazer? Pense em 3 momentos, ou fases, como preferir chamar.
Inclua toda a liderança no processo
Fase 1: Apresente o projeto para as lideranças que ainda não estavam envolvidas na criação do projeto.
Você vai só apresentar o visual da marca nova? Não! E aqui algo bem importante:
“Todo encontro já é um lançamento da marca, não perca a oportunidade de educar e gerar entendimento sobre ela.
Aproveite o encontro para planejar a apresentação ao público interno. Faça perguntas como:
- Qual a melhor forma de gerar aprendizado e conquistar entendimento, levando em consideração o grupo de pessoas que você lidera/que está mais próximo de você?
- Essa forma de apresentar está alinhada com a atitude e a personalidade da nova marca ou se parece com algo que a gente já faz hoje? O que é preciso ajustar ou fazer diferente?
A apresentação para o público interno
Fase 2: apresente a marca para o público interno geral a partir do que foi definido com os líderes da empresa. Você vai apenas apresentar os visuais da marca nova? NÃO!
Novamente, essa é uma oportunidade de gerar entendimento e educação, então é importante aproveitar e entender:
- O que ficou para eles, o que foi aprendido?
- O que não ficou claro ainda e precisamos reforçar com uma atividade extra?
- Que sugestões foram dadas para comunicar essa mudança para o público final?
Separamos aqui uma lista de possibilidades pra consulta rápida:
- Enviar um e-mail
- Enviar uma mensagem por WhatsApp
- Apresentar em um evento externo (feira)
- Convidar para participar de um evento nosso
- Criar e impulsionar um vídeo
- Contratar influenciadores e personalidades públicas para falar sobre a mudança
- Enviar uma mala direta para clientes, fornecedores, mídias e outros stakeholders
- Promover como notícia através de assessoria de imprensa
- Anunciar em mídias tradicionais como televisão, rádio, jornal, outdoor e distribuição de brindes
- Realizar ações não tradicionais em streamings, podcasts, OOH, marketing de guerrilha e outras parcerias criativas
- Trabalhar em cobranding com outras marcas com potencial de gerar aweraness para a ação
- Promover ação de UGC (User Generated Content) com clientes e colaboradores da marca através de canais digitais
Eles pensaram em outras possibilidades? Quais? Questione ainda qual dessas possibilidades não poderia ficar de fora de jeito nenhum e deixe espaço para que sugiram novas. Boas ideias alinhadas com o novo momento da marca podem surgir aqui!
Peça também para que descrevam em uma palavra o seu sentimento ao final do encontro e identifique o setor em que atuam na empresa. Isso vai mostrar que um departamento pode ter absorvido a mensagem, mas a equipe de outro departamento ainda não. Nesse caso, foque em uma ação específica para quem teve maior dificuldade a fim de evitar o desperdício de tempo e recursos repetindo algo para um grupo que não precisa desse reforço.
O lançamento para o público externo
Por fim, mas não menos importante, o tão esperado lançamento da marca para o público externo, nosso terceiro momento, que vai acontecer a partir das informações levantadas com o público interno.
“Baseado em informações, dados e experiências reais, elas mostram o caminho certo e as ações com maior potencial de serem efetivas.
Ouvir os colaboradores e as experiências que tem a compartilhar mostram o caminho certo e as ações com maior potencial de serem realmente levadas adiante. Podem mostrar que um simples disparo de e-mail já é o suficiente pra comunicar o que é preciso, ou então que é preciso promover um evento para que isso aconteça.
Existe um caminho mais rápido?
É possível ainda não lançar a marca, apenas comunicar e começar a utilizar em sua rotina. Não é o ideal, mas é possível. Os resultados que você pode esperar, claro, não serão os mesmos.
Independente se a empresa consegue ou não investir no cenário que surgiu como ideal, passar por esse processo enriquece as relações, energiza a equipe e prepara a todos para alcançar o futuro desejado pela marca. Essa integração, por si só, já pode ser considerada um grande passo adiante para o sucesso da implantação da nova marca.